SALETE EM SOCIEDADE

Estudo conclui que cérebro tem cinco fases distintas e a adolescência vai até os 32 anos

Um estudo publicado na revista Nature Communications identificou que o cérebro humano não se desenvolve de forma linear. Para esse estudo, cerca de 4 mil pessoas de até 90 anos fizeram exames que mostraram as conexões entre suas células cerebrais.

Os resultados da pesquisa podem ajudar a explicar por que o risco de transtornos mentais e demência varia conforme a idade. A estabilidade do cérebro muda de forma abrupta a partir dos 9 anos, quando as conexões passam por um processo intenso de ganho de eficiência. Esse também é o período de maior risco para o surgimento de transtornos mentais.

Apesar de a adolescência começar perto da puberdade, as evidências desse estudo indicam que a fase termina muito mais tarde do que se supunha. Já se pensou que se limitava à juventude, até que a neurociência mostrou que avançava para os 20 e agora até o início dos 30. Essa é a única fase em que a rede de neurônios fica mais eficiente.

Depois dos 33 anos, vem um período de estabilidade para o cérebro, a fase mais longa, que dura três décadas. As mudanças diminuem em comparação às transformações anteriores, mas é aqui que vemos a eficiência começar a cair.

Já o envelhecimento tem início aos 66 anos e não ocorre de forma brusca, mas com mudanças nos padrões de conexão. O cérebro deixa de funcionar como um único conjunto integrado e passa a se dividir em regiões que trabalham de forma mais independente, como integrantes de uma banda que começam projetos solo.

Embora o estudo tenha analisado cérebros saudáveis, essa é também a idade em que surgem sinais de demência e hipertensão, que afetam a saúde cerebral.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados