SALETE EM SOCIEDADE

Novos integrantes da nova fase da Padaria Espiritual tomam posse na ACL nesta quarta

A Academia Cearense de Letras (ACL) promove, na quarta-feira (10), às 16 horas, a posse dos novos padeiros da nova fase da Padaria Espiritual. O objetivo é revitalizar o espírito do movimento cultural cearense (1892–1898), marcante na vida intelectual de Fortaleza no fim do século XIX. Iniciativa foi ideia do presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante.

Por meio de concurso aberto para estudantes da rede pública, a nova etapa da Padaria Espiritual selecionou 20 jovens do 9º ano do ensino fundamental à 2ª série do médio. A proposta é incentivar produção literária, expressão artística e pensamento crítico no Ceará.

Criada em 30 de maio de 1892, no Café Java, na Praça do Ferreira, no Centro, a Padaria Espiritual reunia jovens escritores, desenhistas, pintores e músicos. Seu propósito era despertar o interesse social pelas letras e artes ao oferecer pães para o espírito, isto é, alimento cultural ao público.

A Padaria Espiritual teve papel decisivo não apenas na promoção das artes e das letras, mas também na consolidação da identidade cultural do Ceará. O movimento deixou legado duradouro, ainda reconhecido 132 anos após sua criação.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados