SALETE EM SOCIEDADE

Setembro Dourado reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O mês de setembro é marcado pela cor dourada, uma mobilização nacional criada para alertar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, por meio de ações preventivas e educativas. O período tem como foco destacar ações que difundem informações sobre o Diagnóstico Precoce, principal aliado na identificação e combate ao câncer infantil e, ainda, um dos maiores desafios na busca pela cura.

De acordo com dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente no Brasil são esperados 7.930 novos casos de câncer em crianças a cada ano, entre 2023 e 2025. Os diagnósticos devem ser mais comuns entre os meninos, com 4.230 novos casos e de 3.700 entre meninas. Segundo o relatório do Registro Hospitalar de Câncer HIAS/CPC, foram registrados 156 novos diagnósticos da doença no Ceará entre janeiro e setembro de 2024.

Na sua maioria, o câncer em crianças e adolescentes não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre em adultos. Também se comporta de forma diferente, com tendência ao desenvolvimento mais rápido, mas respondendo melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar a 80%. Os tipos de tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central (SNC), linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados