SALETE EM SOCIEDADE

Moda na capital cearense tem mais de 26 mil empresas ativas

Indústria da moda é protagonista na economia de Fortaleza e não é de hoje. Com os bons resultados, ajuda a posicionar a capital como um dos principais centros produtivos do setor no país.

Um estudo elaborado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) contabiliza 26.618 empresas ativas vinculadas à cadeia, reunindo atividades que vão da produção têxtil ao comércio final.

Segundo a pesquisa, é o varejo quem responde pela maior fatia do segmento, com 15.336 negócios, o que representa 57,6% do total identificado. Já a confecção de roupas e acessórios soma 9.683 empreendimentos (36,4%). Completam a estrutura 1.010 unidades industriais no ramo têxtil e 589 empresas voltadas ao atacado.

A presença do setor também é pulverizada e se espalha por diferentes áreas da cidade. O Centro lidera em concentração empresarial, com 2.863 registros ativos, mas existem outros bairros com participação expressiva, como o Jacarecanga (847 empresas), Aldeota (661) e Barra do Ceará (652), evidenciando que a atividade está distribuída de forma ampla pelo território urbano.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados