SALETE EM SOCIEDADE

Premissas para uma educação inclusiva

No Espaço do Leitor de hoje, a educadora e pesquisadora Elinalva Alves de Oliveira propõe uma reflexão necessária sobre os caminhos para uma educação verdadeiramente inclusiva no Brasil. Com olhar crítico e fundamentação teórica, o texto destaca desafios persistentes, avanços possíveis e a urgência de políticas que garantam acesso, permanência e equidade no processo educacional.

A educação no Brasil é um direito constitucional, regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases- LDB, embora enfrente desafios estruturais crônicos os esforços tem foco na universalização do ensino básico, visando à qualidade da aprendizagem e redução das desigualdades.

O cenário atual pincela avanços na escolarização percebendo a necessidade de modernização, destacando a importância da valorização docente e da melhoria na infraestrutura escolar. São esses os pilares essenciais para um salutar avanço no sistema educacional e assim alcançar a igualdade e o acesso, atrelado a permanência escolar.

O cenário atual ainda é trançado por desafios tendo na desigualdade social o transparente obstáculo que espera politicas inclusivas sem exclusão. Aliado a essa problemática as altas taxas de analfabetismo funcional persegue o cenário brasileiro fugindo aos padrões avaliativos internacionais.

O ideal é estruturar condições viáveis a uma educação que promova a cidadania, a inclusão e a formação crítica, alinhada aos pilares de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser, essa é a perspectiva de futuro ou nada vai prosperar.

Referência Bibliográfica:
Unicef (2018). Pobreza na infância e na adolescência. Brasília: Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Dados biográficos

Natural de Teresina – Piauí, reside em Fortaleza- Ceará. Mestre em Educação Especial e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Administração Escolar (UECE); em Jornalismo (FAVENI- ES), graduada em História pela (UECE). Professora formadora atuante na área da deficiência visual; é escritora correspondente de diversas Academias nacionais e internacionais; Membro oficial e Magnifica da Rede Sem Fronteiras; Autora dos livros: O Corajoso Menino torna-se Príncipe na Cidade Luz (2017); Aconteceu em Paris (2014); A Educação da Criança com Deficiência Visual (1ª reimpressão, 2013). Todos em formato acessível em tipo ampliado e no sistema Braille.
E-mail: elinalvaalves@yahoo.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio Social

SALETE EM SOCIEDADE

Veja Outros Posts Recentes

Por minha vasta convivência profissional durante anos com a sociedade de Fortaleza, aprendi a captar notícias em suas mais preciosas e seguras fontes. Por perceber que no contato com esses registros sociais estava a fonte de minha vocação, resolvi criar meu próprio espaço na mídia virtual, reunindo uma equipe capaz e competente.

© 2025 Salete em Sociedade – Todos os Direitos Reservados