No dia 03 de Outubro de 2025, às 17h, o Kraft Espaço Cultural e Ateliê Coletivo inaugura a exposição coletiva “Nas paredes da caverna”, inspirada no romance A Mulher das Cavernas, de autoria da psiquiatra, escritora e artista visual Lia Sanders, publicado pela editora Substânsia.
A mostra reúne dezesete (17) artistas visuais, que apresentam interpretações livres da obra, explorando os diálogos entre literatura e artes visuais. Com curadoria de Cardoso Júnior (artista visual e curador da Galeria Calango Cego), a exposição propõe um mergulho nas camadas simbólicas do romance de Sanders, atravessando temas como ancestralidade, loucura, poder e criatividade.
A noite de abertura contará ainda com uma roda de conversa com a autora Lia Sanders e com o editor do livro, Talles Azigon (Editora Substânsia) e convidados, ampliando as conexões entre a criação literária, o processo editorial e a interpretação visual.
A Mulher das Cavernas é um romance psicológico que coloca em contato uma mulher contemporânea e uma enigmática figura ancestral, em um enredo que desafia as fronteiras entre realidade, delírio e imaginação.
A exposição se soma a um campo fértil de encontros entre literatura e artes visuais, tradição que remete desde as ilustrações medievais até obras modernas como os desenhos de Cy Twombly inspirados em poetas clássicos, ou os trabalhos de Leonilson em diálogo com a escrita.
Sobre o KRAFT – Atelier Coletivo e Espaço Cultural
Criado em 2019 e situado no bairro do Meireles em Fortaleza – CE, o KRAFT Ateliê Coletivo e Espaço Cultural é um espaço onde a arte transcende o individual para se tornar uma construção coletiva. Fundado com a missão de criar um ambiente que valorizasse a diversidade de vozes e trajetórias artísticas, o KRAFT se consolidou como um centro de experimentação e colaboração, fomentando a criação de obras e experiências que refletem a complexidade e a beleza das diferentes perspectivas. Em um mundo onde a cultura visual está em constante mudança, o KRAFT oferece uma plataforma onde os artistas são incentivados a ultrapassar limites, misturar estilos e redefinir o conceito de criação.
A mostra estará aberta para a visitação de 03 de outubro até 31 de outubro de 2025, com visitação gratuita. Horários: Segundas/Quartas e Sextas das 13h às 17h – Terças e Quintas das 9h às 17h





