A Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará, desenvolvida pelo Observatório da Indústria Ceará, centro de inteligência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) venceu o prêmio EU Esri 2025, principal reconhecimento nacional de projetos inovadores em geotecnologia.
Realizada pela Imagem Geosistemas, referência brasileira no uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a premiação destaca iniciativas que aliam tecnologia, inovação e impacto social. A conquista reforça o protagonismo do Ceará em soluções que conectam inteligência territorial e sustentabilidade.
Para o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o prêmio confirma o papel estratégico do Observatório da Indústria Ceará e das parcerias firmadas para consolidar o estado como referência em transição energética. “Essa plataforma é fruto de uma aliança estratégica entre indústria, governo e academia em prol do desenvolvimento sustentável. A premiação reconhece o Ceará e nosso Observatório como referência na convergência entre tecnologia, inovação e transição energética”, destaca.
A Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará tem como objetivo a promoção global do Hub de H2V do Pecém e reúne dados atualizados, mapas interativos e análises estratégicas, destacando fatores que tornam o estado competitivo para investimentos em energias limpas. Desenvolvida no formato de storymaps, integra mapas, textos, gráficos e imagens em um ambiente digital dinâmico e intuitivo.