Com sensibilidade, fé e um olhar profundamente humano, Jacqueline Marques Melo compartilha a crônica “Melancias”, um relato tocante sobre partilha, graça e a presença do Senhor nos gestos simples do cotidiano. Um texto que emociona e nos lembra que o amor se manifesta, muitas vezes, nos detalhes mais singelos.
Quando o celebrante declara ali, diante do altar: O senhor esteja convosco! Imediatamente nossa essência, confirma com exatidão, essa grande verdade.
A gente se alegra imensamente, porque essa saudação traduz a graça de ter o amor do Senhor vivo e infinitamente poderoso entre nós.
Nosso pensamento voa de encontro aos incontáveis momentos em que a presença do Nosso Senhor é bálsamo, é afago e é abraço.
É bálsamo, porque encontramos o amor de Jesus através do irmão, que nos acolhe com seu olhar de luz, que estende a mão quando precisamos. Quantas vezes já sentimos o medo, a aflição bater em nossa porta, e um amigo chega oferecendo uma palavra de conforto, de esperança. Nunca duvide, é simplesmente Jesus nos amparando com seu gigantesco amor.
É afago, quando a doçura de uma criança, preenche nossa caminhada. Uma criança, traduz ternura e graça. E essa graça, é decisiva para nossa vida. É como afirmamos: a graça do Senhor está vivamente em nossa vida. Senhor! A tua graça me basta.
É abraço, quando partilhamos o pão, a palavra. E sobre partilhar, eu tenho uma historinha para contar:
Era um sábado bem iluminado, desses assim, lindo de viver.
Eu estava no supermercado aqui de Fortaleza com minha irmã Aurinete. Comprinhas simples para o habitual almoço em família. Sempre atenta as ofertas do dia, meus olhos brilharam com o valor da melancia. Acredita que estava por centavos!!… achei incrível! Lembrei logo de levar essas delicias para uma casa que cuidava de crianças em tratamento de câncer, pertinho da nossa casa.
Partilhar…
Fui logo escolhendo as mais bonitas, quatro precisamente, e pedi para partir em vários lindos pedaços. Precisava ver o brilho e a vivacidade da cor de cada melancia, parecia um convite apetitoso.
Bem na hora de passar as melancias no caixa, por engano, foi junto, um cacho de uvas, daquelas de encher os olhos, menos o bolso porque o preço não estava nada convidativo. Aí, claro, falei: essas uvas não são minhas! O rapaz do caixa se desculpou e já estava chamando o supervisor para excluir o registro, quando falei, pode passar… a conta ficou alta, mas o alivio do rapaz em não refazer o valor, foi compensador.
Quando chegamos a casa, que hoje é Lar amigos de Jesus, fomos recebidas por uma Freira muito acolhedora. As melancias fizeram o maior sucesso, ficaram até mais lindas naquele lugar de tantas histórias. Aí, eis que, a freira pergunta: Filhas, nessas lindezas que vocês trouxeram, têm uva! Falamos na mesma hora: SIM…
Fomos conduzidas pelo um corredor, acompanhando os passos apressados da irmãzinha. Entramos num quarto e uma criança estava na cama, tomando soro e ela nos olhava atentamente…
Meu filho! Disse a freira, você não sabe o que essas meninas trouxeram hoje!!!
Ele, com um brilho no olhar disse: irmãzinha, se for uva… elas são anjos…
Então… só podemos afirmar:
Sim! O Senhor está conosco! Hoje e sempre.
(Jacqueline Marques Melo)







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































