O México passará a exigir apenas o visto eletrônico (e-Visa) de brasileiros que desejam entrar ao país. A regra passa a valer a partir de quinta-feira, 5 de fevereiro, o que deve simplificar o processo para turistas que pretendem visitar os destinos turísticos do país ou então que chegam para assistir a Copa do Mundo de 2026. O visto eletrônico não garante permissão para realizar atividades remuneradas no México.
Brasil e México mantiveram, por quase duas décadas, um acordo de isenção de vistos para estadias de turismo e negócios. No entanto, em 2021, o México voltou a exigir o documento após registrar um aumento no número de brasileiros entrando no país com propósitos diferentes dos permitidos como turistas.
Naquele momento, a exigência começou com o visto eletrônico, mas em agosto de 2022 passou a ser necessária a solicitação presencial em consulados mexicanos, o que dificultou o processo. No entanto, cidadãos brasileiros que já possuíam visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou de qualquer país do espaço Schengen continuaram isentos da obrigatoriedade do visto físico mexicano.
Desde 2022, brasileiros precisavam comparecer presencialmente à embaixada do México em Brasília ou aos consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro para solicitar o visto físico, ao custo de 54 dólares, cerca de R$ 280.
Agora, com o retorno do visto eletrônico, o governo mexicano afirma que a medida busca facilitar a mobilidade internacional, incentivar o turismo e os negócios, além de fortalecer a relação bilateral com o Brasil. Fonte: #passageirodeprimeira.com







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































